segunda-feira, 28 de abril de 2014

Pregar o evangelho

Nos dias de hoje, passados 2.000 anos, desde que o Mestre esteve conosco, o mundo ainda está uma bagunça: a violência está cada vez maior, a ambição fazendo-nos passar por cima de tudo e todos, as guerras declaradas e não-declaradas matando milhares de inocentes, a injustiça tirando de quem praticamente não tem e dando a quem tem mais do que precisa, etc...
A maldade que nos fez ignorar a presença física de Jesus triplicou seu poder e trouxe-nos ainda mais dor e sofrimento, nos fazendo responder à sua altura e não cultivar as lições que Ele nos deixou para serem exercitadas e aprendidas.
Na tentativa de reverter este quadro, aqueles que O conhecem e O seguem investem esforços em trabalhos de caridade e orientação para espalhar a sabedoria que nos foi deixada por Ele. Entretanto, a dificuldade para se ter sucesso ainda é grande, faltando um ingrediente essencial: o exemplo.
Quando nos foi dito "ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura", nos foi falado para além de orientar aqueles que não tem conhecimento das leis divinas, exemplificar com atitudes, pois não vale nada determos conhecimento se não o aplicamos na nossa vida.
É como ter um lindo colar de ouro e não usar: ele sempre fica guardado na caixa de jóias, perecendo com o tempo, não tendo nenhuma utilidade para nós e ás vezes chegando a ser uma preocupação por poder ser roubado.
Mesmo sendo todos nós filhos de Deus, não somos todos iguais: uns conseguem aprender mais rápido, outros conseguem discursar bem em público, outros ainda são extremamente tímidos, etc. Nem todos nós conseguimos compreender um conhecimento na mesma velocidade. Porém conseguimos nos inspirar num exemplo na mesma velocidade, desejar fazer a mesma coisa que outro fez, no mínimo, com a mesma eficiência que foi feita.
As inspirações que vem de atitudes positivas facilitam a compreensão das razões que as explicam, e com isto ensina-se e pratica-se com maior eficiência as lições que nos foram deixadas para serem aprendidas. Com o diferencial de que a chance de desistirmos será pequena, pois iremos ser inspirados e motivados a buscar e aplicar estas lições na nossa vida.
Assim, se todos nós passarmos a ter atitudes baseadas no Cristo, estaremos pregando o evangelho a todos à nossa volta. Estaremos inspirando-os a buscarem e seguirem o nosso Guia e Modelo de vida, Jesus, além de estar plantando a semente do bem e matando as ervas daninhas que contaminam-nos com sentimentos e qualidades não-cristãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário