segunda-feira, 3 de março de 2014

Liberdade

Desde o início dos tempos, nós, seres humanos, temos a vontade de ser livres. Vontade de escolher o que quiser, fazer o que quiser, ir atrás do que queremos sem nenhum empecilho... Um sonho de liberdade que tem-nos movido para o progresso e a evolução do mundo em todos os sentidos.
Graças a esta vontade foi permitido criar recursos tecnológicos para solucionar problemas, desatar tabus que foram e continuam sendo impostos, melhorar e ampliar os conceitos dos nossos valores e princípios... Porém, através disto também foi inserido novos padrões de comportamento, de pensamento e de atitudes que reformaram o significado da palavra "liberdade" e trouxeram desastres alastrantes para tudo e todos, inclusive nós mesmos.
Antigamente, ser livre era poder fazer as suas escolhas, desde que não se ferisse princípios e não afetasse gravemente inocentes, sabendo que o preço que custasse teria que ser pago. Hoje, quando se fala em liberdade, fala-se em ter o poder de tomar atitudes, decisões e escolhas, sem se importar com o que pode acontecer ou a quem está sendo afetado, olhando apenas o próprio ego. Não se aceita olhar o preço que custa, nem pagá-lo, havendo sempre "justificativas" para inclusive receber o estorno do que está sendo cobrado.
Não se aceita a existência de uma lei física chamada "ação e reação", que diz que uma força que empurra um objeto numa direção gera outra força na direção oposta. E cada vez mais, na ignorância desta regra, vamos sendo levados por um significado forjado e reforçado de uma coisa que não existe.
Obviamente temos que querer ter opções, temos que querer poder escolher sem sermos forçados... Mas não devemos esquecer que todos devem ter este poder de escolha, e que a cada ação que fazemos há uma reação, a qual temos que aceitar e pagar. Não podemos nos revoltar porque a conta chegou e deve ser paga.
O Senhor nos criou e nos deu o poder de escolhermos o que queremos, mas também colocou que tudo o que fizermos gerará conseqüências, as quais somos obrigados a lidar. Liberdade está intimamente interligada com responsabilidade. Não existe poder de escolha se não há como arcar com ela.
É hora de compreendermos isto, mudar nossa maneira de pensar e agir, e reescrever o sonho de liberdade que está dentro de nós. Só assim haverá colheitas boas no mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário