Porém, igual a uma balança composta de dois lados, nossas características demoníacas também têm acompanhado este avanço, transformando todo o bem que uma mudança deveria trazer num pesadelo interminável de sofrimento, violência e maldades sem fim.
O progresso, em vez de transformar o mundo e a sociedade num ambiente de paz, atualiza a forma de se aplicar a maldade, dando a ela recursos materiais que antes faltavam ou eram precários e permitindo através destes multiplicar a ignorância entre os seres humanos.
O canibalismo evoluiu para esquartejamento, o antigo jogo de violência praticado pelos grandes impérios para "divertimento das massas" evoluiu para esportes de luta sem regras, o roubo evoluiu para boletos com data de pagamento e nome "sujo" no SPC, etc.
E com estes acontecimentos fica a pergunta: o que será que está permitindo isso? As pessoas más? A mudança e a evolução? Aqueles que estudaram afincamente para desenvolver e criar recursos e maneiras melhores para se fazer as tarefas? Ou nós mesmos?
O progresso é uma lei natural: a biologia mostra que os seres vivos progridem de acordo com o meio e a necessidade de cada ser, a pré-história está cheia de avanços feitos pelos homens desde o momento em que se descobriram seres pensantes, a vida social atualiza conceitos e maneiras de se portar em sociedade desde os tempos antigos.
Por isto, culpar as pessoas más seria inadequado, uma vez que elas como nós apenas acompanharam as mudanças e se atualizaram como nós. Culpar as mudanças não seria correto, uma vez que seria o mesmo que tentar retornar aos tempos primitivos da vida na terra, na qual tudo era difícil. Culpar os inventores também não seria a resposta, uma vez que foram precursores das mudanças e da evolução que transformaram as nossas vidas, dando-nos benefícios que antes não tínhamos.
Então com isto só restou a nós mesmos a culpa: sendo o progresso e a mudança uma lei natural que rege o mundo, nós temos usado dele para fazer coisas incorretas, e por causa disto as consequências que temos colhido são a ignorância, a violência, o sofrimento, as doenças que atingem os nossos corpos, etc. Não temos tido sabedoria para usar as mudanças a nosso favor e direcioná-la para o bem de todos.
Para inverter esta situação, necessitamos de ter sabedoria para usar as mudanças a favor de todos e usufruir de nossa inteligência para fazer o que é correto. Somente assim passaremos a colher consequências boas como paz, alegria, harmonia, vida longa e saudável, etc.
O progresso não vai parar de existir. Nós é que temos a responsabilidade de transformá-lo numa ferramenta que sempre irá nos trazer melhorias, em todos os sentidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário