E atualmente, eu sinto muito mais necessidade de encontrá-la limpa e em ordem do que antes, pois minha filha está se desenvolvendo muito bem e agora não se conforma de ficar brincando num canto específico da casa. Sem contar que suja roupa pra caramba e precisa de tê-las limpas.
Enfim, dar conta de trabalhar e fazer as tarefas domésticas está difícil. Meu marido têm me ajudado muito em relação a este assunto (o que melhorou bastante o aspecto e o gerenciamento da casa), mas mesmo assim não o nível de organização não atingiu 100%.
Um dos pontos que não têm colaborado muito para que isto aconteça é tempo: cada vez ele só diminui, pois minha filha exige a maior parte dele. E outro ponto é falta de dinheiro para pagar alguém que faça isto por mim.
Assim, neste desafio de trabalhar fora de casa, cuidar de um bebê e ser dona de casa tenho procurado maneiras de otimizar o meu tempo, no intuito de dar conta de tudo e ainda descansar. Apesar de não ter atingido esta meta, descobri algumas coisas que facilitam minha rotina diária e me ajudam a gerenciar meus afazeres de forma geral:
- Armar a máquina de lavar com as roupas: ponho as roupas que vão ser lavadas dentro da máquina de lavar. Na hora em que vou ligá-la, só preciso colocar o sabão e o amaciante e mandar brasa nela.
- Deixar 4 a 6 potinhos de papinha prontos: 2 dias da semana eu separo para cozinhar os alimentos e preparar a papinha salgada. Faço uma quantidade grande, para depois dividir em porções (de acordo com a quantidade que ela come) e guardar na geladeira. Na hora de servir, é só esquentar no microondas por 30 segundos. Não faço mais que 6 para não correr o risco de ficar muito tempo na geladeira e acabar estragando.
- Passar pequenos lotes de roupas mais vezes na semana: para ninguém ficar sem roupa limpa, passo roupas de acordo com o tempo disponível no dia, 2 a 3 vezes na semana. Assim o cesto não fica acumulado (ficando mais vazio) e todos têm a sua disposição roupas limpas e passadas para usar todos os dias.
- Lavar a louça a noite, antes de dormir: procuro não deixar nenhuma louça para o dia seguinte, de forma que quando eu for arrumar a cozinha depois do café da manhã, eu gaste poucos minutos e tenha um tempo maior para fazer as outras tarefas.
- Fazer a janta e o almoço do dia seguinte: a noite, quando meu marido chega do serviço, ele cozinha uma quantidade de comida que dê para nós jantarmos no mesmo dia e para mim almoçar no dia seguinte (esquentando no microondas).
- Congelar potinhos de feijão: quando tenho que cozinhar feijão, faço uma quantidade grande que depois divido em potinhos pequenos (no meu caso, de requeijão) e ponho no congelador. Na hora de refogar, basta tirar um tempinho antes e deixar descongelando na pia.
- Esterilizar as mamadeiras próximas à hora de dormir: antes de ir dormir, fervo uma panela grande de água e coloco as mamadeiras lá dentro. Ao amanhecer, elas estão prontas para serem utilizadas, agilizando o preparo do leite na hora que minha filha acorda.
- Preparar uma quantidade razoável de tempero: num dia faço o equivalente a 1 potinho de requeijão de 200 g de tempero caseiro (sal e alho). Na hora de ir pra cozinha já está pronto para usar, sem contar que dura de 10 a 15 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário