sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Orientação nutricional para diarreia e vômito

Há 3 meses, minha filha pegou gastroenterite, uma doença que dá no estômago e no intestino (ver mais em Tua Saúde). No início achei que era algo passageiro, pois ela ainda estava comendo.
Passados alguns dias, depois de ela ficar sem comer direito por 2 dias seguidos, meu marido e eu levamos-a no hospital, para ver o que acontecendo com ela. Lá, o médico atendeu-a e pôs-a em observação, passando soro para tomar na veia e pedindo exames de sangue e urina.
Imediatamente a enfermeira veio recolher o sangue, e preparou ela para o recolhimento do xixi, pondo um plástico na área genital dela. No entanto, toda vez que ela fazia xixi, a coleta dava errado: ou saia para fora do saquinho misturava com o cocô.
Depois de 5 tentativas, a enfermeira colocou uma sonda nela e conseguiu recolher o xixi. Quando os resultados dos exames ficaram prontos, o médico veio e explicou que ela tinha, dando duas opções: internação, ou como ela não estava vomitado, tratamento em casa.
Perguntei a ele se na internação ela iria receber tratamento para a doença. Ele respondeu que não, que ela iria ficar tomando mais soro na veia. Vendo que iria ser mais sofrimento para ela (ela estava querendo muito sair dali), decidi tratá-la em casa antes de interná-la. Assim, além do soro caseiro, ele passou a seguinte recomendação alimentar:

Grupo Alimentar Alimentos Recomendados O que deve ser evitado
Pães, cereais, arroz e massas Pães brancos, biscoitos (água e sal e polvilho), cereais de arroz e maisena cozidos, macarrão e arroz branco. Pães e cereais integrais, biscoitos (recheados, salgadinhos chips) e aveia.
Frutas Maçã sem casca e raspada, caju, goiabada, banana maçã e prata, pêra, maracujá, limão, laranja-lima, pêssego, purê de frutas e sucos coados. Laranja, melancia, melão, mamão, ameixa, abacaxi, uva, figo, kiwi, manga, pêssego, morango, abacate e côco.
Hortaliças Vegetais cozidos: cenoura, batata, chuchu, abobrinha, beterraba cozidos. Vegetais folhosos, brócolis, abóbora, milho, couve-flor, quiabo, inhame, mandioca, feijão.
Leite, iogurte e queijo Leite de soja, leite pobre ou isento de lactose. Leite de vaca e seus derivados (creme de leite, requeijão e queijo).
Carnes, aves, peixes e ovos Peito de frango sem pele, peixe, músculo moído, clara de ovo e canja de galinha. Gema de ovo, frituras e molhos gordurosos.
Gorduras, óleos e açúcares Óleo com moderação. Açúcar, mel, doces, achocolatados e maionese.
Bebidas Água de côco, chá de broto de goiaba, água filtrada e fervida, chá de erva doce, erva cidreira e de camomila. Café, bebidas gaseificadas (refrigerantes e água com gás).

Claro que no início ela não quis comer nem beber nada: tive que forçar. Porém, poucos dias depois, a ela sarou e a fome dela voltou bem aumentada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário