terça-feira, 8 de novembro de 2016

O primeiro exame de sangue

Mês passado, fazendo a consulta de rotina da minha filha, a pediatra solicitou alguns exames (sangue, fezes e urina), para ver se o desenvolvimento dela está bom, pois recentemente ela completou seu primeiro ano de vida.
Como eu e meu marido colocamos ela no nosso plano de saúde, desde que nasceu, levei os pedidos na central de autorização. Eles pediram o prazo de 1 dia para autorizar os exames. Depois, busquei as guias e fui no laboratório fazer o cadastramento e pegar as orientações.
Para fazer o exame de sangue, ela deveria estar de jejum (não podia ter tomado o leite da manhã); as fezes deveriam ser colhidas direto da fralda com a pazinha (desde que não estivessem misturadas com xixi) e postas no potinho coletor, valendo no máximo por 12 horas (da coleta até a entrega no laboratório); e o xixi iria ser colhido no laboratório, junto com o exame de sangue.
Assim, na noite anterior ao exame, segui a rotina normal: janta e leite na hora de dormir, esperando que ela fizesse algum cocô. No entanto, ela foi dormir sem fazer cocô.
Então, no dia seguinte, quando cheguei no laboratório, apresentei o comprovante de cadastro do exame e expliquei que eu não tinha trago as fezes porque ela não tinha feito o cocô nas últimas 12 horas. A atendente pediu para mim aguardar com ela, na sala de espera.
Minutos depois, a auxiliar de coleta chamou, fez a limpeza da genital da minha filha, colocou o saquinho-coletor, e pediu para aguardar novamente na sala de espera. Um tempo depois, ela chamou, pediu para mim imobilizar minha filha, juntamente com um outro auxiliar, e fez a coleta do sangue.


Em seguida, pediu para mim verificar se a minha filha tinha feito xixi. Como ela não fez, disse para mim aguardar na sala, dar o leite e verificar a cada 15 minutos se saiu xixi. Meia hora depois, a fralda estava molhada.
Chamei a auxiliar, mas o xixi tinha vazado todo para fora do saquinho e ela tinha feito cocô do lado de fora do saco. Como ele estava firme, ela colocou-o no potinho coletor, fez a higiene e colocou outro saquinho-coletor, falando para dar bastante líquido.
Seguindo a sua orientação, dei bastante suco. Uma hora depois, a fralda estava molhada novamente. Chamei a auxiliar, mas novamente o xixi tinha vazado para fora do saquinho, tendo um restinho de nada dentro. Ela foi verificar se aquela quantidade seria suficiente pro exame. Cinco minutos depois, ela retornou dizendo que dava para fazer o exame, não necessitando colocar outro saquinho-coletor, presenteando a minha filha com um certificado de coragem.


Finalmente, tendo todos os exames feitos e coletados, fui embora com ela para casa, passando antes no supermercado para comprar uma mistura para o almoço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário