Este espaço só fica visível entre 11 e 14 semanas de gravidez, devendo o exame ser realizado dentro deste período. Como o bebê é muito pequeno, dificilmente dá para ver o sexo.
Assim, um dia depois da consulta, liguei para a clínica e marquei o ultrassom. E uma semana depois, levei o pedido do exame para ser autorizado na central do plano de saúde. Desta vez, como meu marido queria estar presente, avisei-o da data, hora e local, para ele se programar.
No dia do exame, acordamos cedo e tomamos café. Depois, tomei banho e me arrumei, enquanto ele acordava a nossa filha, dava o leite da manhã e a arrumava para ir para a escola.
Quando todo mundo ficou pronto, saímos e pegamos o ônibus. No ponto certo, descemos e fomos até a escola dela. Entregamos-a, e em seguida pegamos outro ônibus, para ir até a clínica do exame.
Chegamos lá com antecedência. Entramos, e eu me apresentei na recepção, dizendo o horário, o ultrassom marcado e entregando a autorização do exame e o cartão de pré-natal à recepcionista.
Ela pegou, checou a agenda e pediu que aguardássemos. Nos sentamos numas cadeiras ali perto, e vimos a TV que estava ligada, enquanto a minha vez não chegava.
Neste dia a clínica estava muito cheia, e cada vez mais só chegava mais gente para fazer exame. E para ajudar, algumas pessoas que chegaram depois fizeram exame antes das demais que já estavam esperando a sua vez.
Desta maneira, a minha vez demorou muito a chegar e o horário que eu tinha marcado atrasou praticamente 1 hora. Quando eu estava prestes a falar com a recepcionista sobre o atraso, uma moça me chamou para entrar dentro da sala de exame.
Acompanhei-a, junto com meu marido. Dentro da sala, pedi para ele segurar a minha bolsa, e a pedido dela, me deitei na cama, com a blusa levantada mostrando a barriga.
Logo depois, ela colocou um pano por cima da minha calça, enfiando-o um pouco por dentro da roupa. Em seguida, o médico, que já estava sentado perto do equipamento, aplicou um gel na minha barriga, e espalhou-o com o transdutor.
Após algumas mexidas, ele começou a captar as imagens e localizou o útero. Imediatamente, a imagem do bebê apareceu na tela.
Primeiro, ele pôs para escutar o coração. Depois, ele começou a mexer com o bebê, para fazer as devidas medições e ver o desenvolvimento dele. De vez em quando ele parava, e mostrava para mim e meu marido as partes do corpinho, como a cabeça, braços e pernas, por exemplo.
No final, ele falou que o tempo de gravidez era de 12 semanas e 3 dias, e encerrou o exame, limpando o gel com o pano que estava por cima da minha calça. Me levantei, peguei a minha bolsa com meu marido e me encaminhei para a porta da sala.
Na hora meu marido me segurou e me avisou que a calça estava aberta. Rapidamente fechei o zíper e abotoei-a, saindo da sala em seguida.
Lá fora, nos sentamos e esperamos o resultado do ultrassom. Minutos depois, a recepcionista me chamou e me entregou o laudo, pedindo para eu assinar um caderno de controle de entrega.
Assinei, agradeci e fui embora da clínica, junto com o meu marido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário