quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Segunda gravidez: 17 semanas


Semana passada, de acordo com a contagem do 1º ultrassom (ver mais em segunda gravidez: o 1º ultrassom), completei 17 semanas de gravidez. Nesta semana, aconteceram as seguintes coisas:
  • Algumas roupas simplesmente não cabem em mim mais: calças jeans, macacões, blusas mais justas, shorts, e vestidos de estilo reto. Como ainda tem uma parte que ainda cabe, vou esperar mais um pouco para comprar algumas roupas.
  • Está muito difícil dormir de bruços: toda vez que tento a barriga fica apertando, dando a impressão que estou em cima de uma onda. Estou dormindo de lado ou de barriga para cima.
  • Os seios ora doem como se estivessem cheios de leite, ora simplesmente não doem. No entanto, apertá-los os fazem doer, e os bicos estão sensíveis.
  • A barriga cresceu, começando a ter um formato mais definido de gravidez. Porém, continua pequena, sendo facilmente escondida numa roupa larga.
  • Depois da troca do esfoliante (descobri que o produto que eu estava usando estava vencendo e oxidando), as espinhas e cravos melhoraram um pouco. Porém, ainda continuam fora do normal.
  • Por causa do refluxo, a alimentação deu uma diminuída na quantidade: agora como pouco, de forma que quando me sinto satisfeita eu paro de comer ou beber. Mas por causa disto, tenho sentido um pouco mais de fome (aproximadamente 2 horas após a refeição).
  • Como o tempo está meio louco aqui na cidade onde moro (ora esfria e chove, ora esquenta bastante), adoeci, parecendo que peguei uma gripe: garganta doendo, nariz um pouco entupido, dor de cabeça e ouvindo meio tampado. Vendo que eu não sarava sozinha, consultei com um médico e agora estou em processo de cura.
Por não ter nenhum exame para fazer por agora, até a próxima consulta, continuo a fazer o que eu já estava fazendo: tomar o ácido fólico diariamente, na hora do almoço. Apesar de não estar sentindo o bebê mexer literalmente, já comecei a diferenciar as sensações que ora acontecem dentro da minha barriga, passando a identificar quando pode ser o bebê ou quando é um órgão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário