Ele deve ser feito entre a 20ª e 24ª semana de gravidez. Como o bebê já está grandinho, já dá para saber o sexo (desde que ele não feche as pernas).
Então, no dia em que fiz o 3º ultrassom (ver mais em segunda gravidez: o 3º ultrassom), marquei na clínica o morfológico. Porém, faltando 2 semanas, ele foi desmarcado porque o médico não iria atender na semana agendada.
Mas para não me deixar na mão, uma vez que eu tinha um prazo estabelecido para fazer este exame, a recepcionista tinha me transferido para uma outra clínica. Desta maneira, ela me passou a data, o telefone e o nome da recepcionista de lá, pedindo para eu ligar e confirmar.
Liguei e confirmei o dia e o horário do ultrassom. E na semana anterior, passei na central do plano de saúde e peguei a autorização.
A princípio meu marido não ia neste ultrassom, pois a semana agendada era bastante puxada no serviço dele e seria difícil ele conseguir sair para ir comigo. Mas como ele estava de atestado médico, por causa de uma inflamação nos olhos, ele acabou indo.
Assim, no dia propriamente dito, acordamos e tomamos café. Em seguida, eu fui tomar banho, enquanto ele acordava a nossa filha e dava leite a ela.
Me arrumei, organizei a bolsa da escola dela e chequei a minha, enquanto ele tomava banho e se arrumava. Quando ele ficou pronto, saímos de casa e pegamos um ônibus.
Descemos no ponto e deixamos ela na escola. Depois, pegamos um outro ônibus e fomos até a clínica.
Chegamos lá com antecedência. Entramos, e após um tempo de espera, a recepcionista se sentou na mesa dela. Me apresentei, dizendo meu nome, o exame marcado, o horário e entregando a autorização, todos os ultrassons que eu tinha feito e o cartão de pré-natal.
Ela checou na agenda e me devolveu os exames e o cartão, me perguntando se eu queria que gravasse o ultrassom no cd, informando ainda que para isto seria cobrado R$20,00. Respondi que não, que eu não fazia questão.
Então ela pediu que eu aguardasse. Na hora estava vazio, mas conforme o tempo foi passando, chegou cada vez mais gente, de modo que a sala não tinha mais cadeiras para todo mundo sentar (inclusive 2 pessoas que estavam marcadas num horário antes do meu, as quais chegaram atrasadas).
E como o atendimento estava sendo por ordem de agendamento, demorou bastante para a minha vez chegar. Desta forma, fui atendida com 1 hora e 10 minutos de atraso (aproximadamente).
Quando finalmente fui chamada, entrei na sala junto com o meu marido. Entreguei a ele a bolsa e os ultrassons, e acompanhei a assistente até a cama.
Ela pediu que eu me deitasse e levantasse o vestido, de modo a mostrar a barriga. Me deitei, e ela colocou uma fralda grossa por cima do short e outra fralda em cima dos meus seios. Em seguida, ela se sentou no computador dela e o médico entrou na sala, cumprimentando a mim e a meu marido.
Ele se sentou na mesa dele e pediu os ultrassons e o cartão de pré-natal, que foram entregues pelo meu marido. Logo após olhou atenciosamente cada exame e o cartão, e me perguntou a data da última menstruação.
Respondi, e ele pegou um círculo de contagem de gestação e fez uns cálculos. Depois, se levantou e veio até o equipamento de ultrassom.
Se sentou e fez umas configurações nele. Posteriormente, passou um gel na minha barriga, espalhando-o com o transdutor. E começou a captar as imagens.
Imediatamente, o bebê apareceu na tela. Sem pressa, ele foi medindo e mostrando cada parte do corpo dele: cabeça, perna, abdômen, rins, pulmão, etc.
No meio do exame, ele pôs pra escutar o coração. Em seguida, ampliou para ver o órgão por dentro, e depois continuou a fazer as medições das partes que faltavam ver.
Mais pro final, perguntou-nos se sabíamos o sexo. Respondemos que sim, que era um menino. Ele mexeu com o bebê e confirmou, mostrando os testículos dele. Então, perguntou se já tinha um nome.
Dissemos que sim, dizendo o nome. Ele escreveu o nome na tela e prosseguiu, fazendo as últimas observações. Depois, encerrou o exame, limpando o gel da minha barriga com a fralda que estava em cima dos meus seios.
Puxei a fralda de baixo e me levantei da cama, abaixando o vestido. Ele falou que o resultado iria sair dali a uns minutinhos, nos entregando os ultrassons e o cartão.
Nos despedimos e saímos da sala, voltando para a recepção, para aguardar o resultado. Assim que ele saiu, peguei-o e guardei junto com os outros exames. Agradecemos à recepcionista e fomos embora da clínica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário