quinta-feira, 22 de março de 2018

Segunda gravidez: a 7ª consulta de pré-natal


Semana passada, aconteceu a sétima consulta do pré-natal. Nela, eu tinha que trazer o ultrassom (ver mais em segunda gravidez: o 5º ultrassom) que ele pediu na última consulta (ver mais em segunda gravidez: a 6ª consulta de pré-natal).
Assim, no dia propriamente dito, saí de casa com 1 hora e 15 minutos de antecedência e peguei o ônibus. No ponto mais próximo, desembarquei e caminhei até a central do plano de saúde.
Lá, autorizei a consulta e fui embora, em direção à clínica. Entrei no prédio, cheguei no saguão e apertei o botão do elevador. Quando ele abriu, adentrei e apertei o andar da clínica.
Em seguida, as portas se fecharam e ele começou a subir. No andar solicitado, ele parou e fez o movimento para abrir as portas.
No entanto, elas ficaram travadas e não abriram. Após algumas tentativas sem sucesso, o elevador continuou a subir, até o último andar do prédio. Nesta hora, fiquei um pouco perdida, sem saber o que fazer.
Então, quando ele começou a descer, apertei novamente o andar da clínica e o andar debaixo, para o caso dele não abrir as portas de novo (seria só um andar de escada para subir). Para a minha sorte, quando ele parou desta vez, as portas abriram.
Saí para o saguão e imediatamente entrei na clínica. Fui até a recepção e me apresentei, dizendo meu nome, o nome do médico, o horário e entregando o papel da autorização. E como eu estava alguns minutos atrasada, pedi desculpas, explicando o que tinha acabado de ocorrer no elevador.
A recepcionista checou na agenda e disse para mim ficar tranquila, pois ainda havia uma pessoa na minha frente. Fiquei aliviada e me sentei, para aguardar a minha vez.
Trinta minutos depois (aproximadamente), ela me chamou. Me levantei e fui para o consultório do médico. Ao chegar na porta, bati e perguntei se podia entrar.
Ele respondeu lá de dentro que sim. Abri a porta, cumprimentei-o e pus minhas coisas na cadeira em frente à mesa. Antes de eu me sentar, ele me chamou e disse para irmos para um outro consultório, para medir meu peso.
Acompanhei-o, e entramos numa outra sala. Subi na balança, e ele memorizou o valor. Em seguida, voltamos para o consultório dele.
Após fechar a porta, me sentei em frente a mesa, abri a minha bolsa e entreguei o cartão de pré-natal a ele. Ele anotou o peso que deu na balança, e pediu para mim ir até a cadeira-maca.
Assim que me sentei nela, ele a transformou numa cama. Me deitei e levantei a blusa para mostrar a barriga.
Ele pegou o monitor fetal, colocou um pouco de gel no transdutor e colocou-o na minha barriga. Rapidamente, ele encontrou o bebê e ouviu o som do coração por alguns segundos.
Depois, desligou o aparelho, pegou o esfigmomanômetro e mediu minha pressão. Posteriormente, voltou a cadeira-maca para a posição original e se sentou na sua mesa.
Limpei o gel com a própria roupa, desci e me sentei de novo em frente à mesa. Quando ele terminou de fazer as anotações no cartão, expliquei a ele que tinha passado muito mal por causa de uma intoxicação alimentar menos de 48 horas antes e que ainda estava baqueada.
E por causa disto, tinha esquecido de levar o resultado pra consulta. Ele disse que não tinha problema, e perguntou o peso do bebê que tinha dado no ultrassom.
Respondi, e ele falou que estava bom. Então, indagou se tinha pedido algum exame de urina que devesse ser feito após o tratamento da infecção urinária constatado na consulta anterior.
Falei que não, e ele fez o pedido do exame e me entregou. Peguei o papel e comentei que estava dando umas fissuras nos bicos dos meus seios, as quais deixavam eles sensíveis como se estivessem machucados.
Ele me explicou que era normal, que isto acontecia por causa dos hormônios da gravidez. Perguntei então se não havia nada que eu pudesse fazer para aliviá-las, uma vez que na hora de amamentar elas podem piorar.
Ele disse que não, mas que se continuasse me incomodando ele examinaria na próxima consulta. Vendo que eu não tinha mais nada a perguntar, encerrou a consulta, pedindo para trazer o ultrassom que eu esqueci e o exame de urina.
Agradeci e saí do consultório. Antes de ir embora da clínica, passei na recepção e deixei marcada a próxima consulta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário