Monte uma relação com todos os seus gastos, dos mensais até os esporádicos. Assim visualizamos todas as nossas obrigações, não esquecendo-as, e temos uma noção melhor do destino que estamos dando ao nosso dinheiro.
- Pague primeiro todas as suas contas
Assim que receber o seu dinheiro (ou salário), dê preferência por pagar todas as suas contas. Se sobrar, você pode gastar como quiser sem se preocupar com aquela ou outra conta que ficou para trás. Se não sobrar, você passa o mês um pouco apertado, mas com a tranquilidade de ter cumprido com tudo o que você devia.
- Guarde o dinheiro que sobrou
Quando um dinheiro fica parado na nossa mão, sem um objetivo, a gente gasta ele com coisas inúteis naturalmente, sem pensar. E na hora que a necessidade bate à porta, ficamos apertados e/ou sem saber o que fazer, pois não temos aquela quantia para despender.
Sendo assim, depois de todas as contas pagas, guarde a quantia que sobrar. É pouco se formos olhar mensalmente, mas a longo prazo se torna um bom montante numa emergência ou mesmo para realizar um sonho especial.
Sempre queremos algo, seja um celular novo, um carro, uma comida diferente.... Mas antes de sair gastando, pense "eu posso comprar/fazer isso?". Se a resposta for sim, se pergunte "eu preciso fazer/comprar isso?". Se a resposta for sim (de novo), pergunte-se "eu devo fazer/comprar isso?".
Se uma destas perguntas der como resposta "não", analise atentamente, pois significa que é algo que você pode deixar para depois ou mesmo nem fazer por não haver necessidade.
- Não gaste mais do que tem/ganha
Se você faz dívidas, as quais junto com as suas contas mensais somam mais do que o valor que você tem para disponibilizar, naturalmente você ficará financeiramente no vermelho, pois há mais a se pagar do que a receber.
Quando for fazer dívidas, analise toda a sua realidade financeira, para ver se há possibilidade de arcar com aquela dívida. E quando fizer alguma dívida, lembre-se que ela fará parte do seu quadro financeiro até ser quitada.
No nosso dia-a-dia, muitas coisas bobas que queremos são baratas, e por causa disso, gastamos sem pensar duas vezes. Só que se somarmos todas as coisinhas baratas que compramos, veremos que no final uma boa parte do dinheiro que tínhamos se foi.
- Planeje suas metas com antecedência
Apesar das contas que chegam todo mês para pagarmos, uma parte do que ganhamos é usada para realizar os nossos desejos e sonhos, como um celular, televisão, viagens e etc.
Nos anteciparmos e planejarmos a realização destes desejos, através de pesquisa de preço, leitura de artigos que analisam ou dão dicas sobre o assunto, e poupança de recursos financeiros nos ajuda a realizar o nosso desejo de forma mais barata e eficiente, sem contrairmos mais uma dívida para pagar.
Quando colocamos na nossa cabeça uma meta e focamos nela, dificilmente nos distraimos com outras coisas. Porém, quando não temos um objetivo, tudo o que nos rodeia nos chama atenção, fazendo com que a gente faça coisas que não queremos fazer e se perca, perdendo o controle da situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário