quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Mudanças do primeiro ano de vida

  • Sono
No início, desde o momento em que o bebê nasce, ele acorda a cada 2 ou 3 horas para mamar e/ou brincar. Depois, conforme o tempo passa, ele vai estipulando os horários das mamadas e das sonecas, dando intervalos maiores de tempo entre eles.
Até que, com a ajuda dos pais, ele vai se adaptando ao horário normal de um adulto: fica acordado de dia (com intervalos pequenos de soneca) e dorme a noite (no mínimo 6 horas diretas).
  • Alimentação
Inicialmente, a criança só toma leite (materno ou de fórmula). Depois, aos 4 ou 5 meses, deve-se inserir a fruta (maçã, banana prata, pêra e mamão) no cardápio dele. E aos 6 meses, almoço e janta (arroz, feijão, carne, verduras e legumes).
A princípio, os alimentos precisam ser amassados com um garfo ou batidos no processador ou liquidificador. Depois, conforme os dentes vão nascendo, ele aprende a mastigar a comida inteira ou em pedaços pequenos, desde que tudo esteja bem macio.
  • Movimentos corporais
No início, o bebê só mexe a mãozinha. Aos poucos, ele vai aprendendo a firmar o pescoço. Em seguida, aprende a rolar e a girar igual relógio.
Consequentemente, aprende a sentar, engatinhar, e finalmente a andar. Também aprende habilidades como pegar e segurar as coisas com as mãos, o movimento de pinça com os dedos polegar e indicador, abrir e fechar coisas, apertar, etc.
  • Fala
Inicialmente, a criança só chora (um choro diferente para cada coisa, como sono, fome, dor e carência). Depois, aprende a gritar (como o choro, um grito diferente para cada coisa ou sentimento). Consequentemente, começa a falar (ver mais em o idioma bebebês), sem chegar a falar normalmente igual um adulto.
  • Dentes de leite
Quando o bebê nasce, ele é banguela. Conforme os meses vão passando, os dentes de leite começam a nascer (ver mais em o nascimento dos dentes) e só param mais para frente, quando todos os dentes da boca tiverem nascido.
  • Personalidade
Quando a criança nasce, ela tem jeito geral de bebê: pequenininha e só chora por qualquer coisa. Depois, poucos meses depois, ela começa a expressar seus sentimentos: alegria, tristeza, indignação, saudade, etc.
E então, mais alguns meses depois, ela começa a demonstrar sua personalidade: extrovertida ou introvertida, curiosa ou não curiosa, calma ou raivosa, etc.
  • Vacina
Inicialmente, quando o bebê sai do hospital, ele já recebe uma vacina. Depois, até os 6 meses, ele toma vacinas todo mês.
A partir daí dá um espaço maior de tempo (3 meses), sendo a próxima aos 9 meses. Depois, só toma vacina quando tiver 1 ano de vida.
OBS: de acordo com o calendário brasileiro de vacinação, que fica na caderneta da criança.
  • Banho
Logo que nasce, a criança é frágil e indefesa. Assim, o banho deve ser dado em água morna (próxima à temperatura do corpo) e num lugar isolado (no quarto, de porta e janela fechada), com todo cuidado possível. E imediatamente, ela deve ser secada com a toalha e vestida com a roupinha.
Conforme os meses passam e ela vai aprendendo a se mexer, o banho deve ser transferido para o banheiro da casa, podendo ser dado debaixo do chuveiro ou na banheira colocada no chão, e usando a água do chuveiro, na temperatura que mais convier. Na hora de secar, pode-se levar a criança pro quarto dela, enrolada na toalha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário