Semana passada, aconteceu a oitava consulta do pré-natal. Nela, eu levei o ultrassom que tinha esquecido (ver mais em segunda gravidez: o 5º ultrassom) e o exame de urina que o médico pediu na última consulta (ver mais em segunda gravidez: a 7ª consulta de pré-natal).
Assim, no dia propriamente dito, atrasei meu horário de almoço, saindo com 1 hora e meia de antecedência. Resolvi umas pendências na rua, e fui pra clínica posteriormente, chegando lá no horário.
Me apresentei na recepção dizendo meu nome, o nome do médico e o horário da consulta. A recepcionista checou na agenda e pediu para mim aguardar.
Vinte minutos depois (aproximadamente), ela me chamou. Me levantei e fui pro consultório do médico. Ao chegar na porta, bati e perguntei se podia entrar.
Ele respondeu lá de dentro que sim. Abri a porta, cumprimentei-o e coloquei as minhas coisas na cadeira vaga ao lado da que eu ia sentar. Antes que eu me sentasse, ele me chamou para irmos medir meu peso.
Acompanhei-o, e fomos para uma outra sala. Entramos e fomos direto para a balança. Subi, e ele memorizou o valor que deu. Em seguida, retornamos ao consultório dele.
Entramos, e enquanto eu me sentava, ele pediu o cartão de pré-natal. Peguei-o na minha bolsa, e entreguei junto com o ultrassom e o exame de urina. Ele anotou o peso no cartão, e olhou os exames.
A seguir, me pediu para ir na cadeira-maca. Me sentei nela, e ele a transformou numa cama. Levantei a blusa, de modo a mostrar a barriga, e ele pegou o monitor fetal.
Passou um pouco de gel no transdutor, e colocou-o na minha barriga. Rapidamente, encontrou o bebê, e escutou o coração por alguns segundos.
Depois, desligou o aparelho, voltou a cadeira-maca para a posição original e pegou o esfigmomanômetro. Mediu minha pressão e o guardou, retornando à sua mesa posteriormente.
Me levantei da cadeira-maca e fui até a mesa, me sentando de frente pra ele. Esperei ele terminar de fazer as anotações no cartão, e comentei que no final de semana anterior eu tinha ido no banheiro fazer xixi, e pingou no vaso sanitário um muco de aspecto aparentemente amarelo transparente, sem sangue.
E perguntei a ele se poderia ser o tampão, uma gosma que fecha o colo do útero e só sai quando o parto se aproxima. Ele respondeu que eu não precisava me preocupar com isto, pois após mais uma semana não seria necessário segurar o bebê dentro da barriga.
Falei com ele que eu vinha sentindo umas dores de nível médio, que pareciam contrações. E que inclusive, eu estava sentindo elas naquela hora. Ele me disse que era normal, que eram contrações de treinamento.
E me orientou a procurar o hospital caso elas ficassem mais fortes. Também pediu um ultrassom com doppler com urgência, fazendo o pedido e me dando um atestado de 2 dias para fazer o exame e ficar em casa (por causa das frequentes contrações).
Vendo que eu não tinha mais nada a falar, encerrou a consulta, pedindo para mim retornar dali a 2 semanas e deixar o ultrassom na clínica assim que ficasse pronto. Agradeci e saí do consultório, passando na recepção antes de ir embora e deixando marcada a próxima consulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário