segunda-feira, 29 de maio de 2017

Planilha de orçamento do mês

Desde que comecei a ganhar meu próprio dinheiro, sempre procurei administrá-lo bem, de forma que eu pagasse as minhas contas, guardasse uma parte para o futuro ou para alguma coisa que eu quisesse fazer, e ainda fizesse algum programa no final de semana.
Porém, depois que minha filha nasceu, o orçamento passou a ficar no vermelho: as contas e os gastos aumentaram, de forma que as saídas estavam maiores que as entradas. Percebendo isto, decidi fazer uma inspeção no financeiro.
Primeiro elaborei uma planilha no excel para averiguar os gastos relativos a supermercado (ver mais em gráfico de gastos no supermercado). Depois, revisei as contas, vendo as que poderiam ser cortadas e criando estratégias para abaixar as que eram essenciais.
Tinha dado certo: ao fazer isto vi para onde estava vazando o dinheiro, e o que eu estava fazendo de errado. E a partir disto, passei a ser mais rigorosa com o orçamento da casa, seguindo à risca o plano que tinha elaborado para alcançar as metas que eu desejava e pôr a vida financeira em ordem.
Não muito tempo depois, navegando pela internet, me deparei com o vídeo da Flávia Calina, no qual ela explica como ela e o marido dela fazem e organizam a vida financeira deles.


E aproveitando as dicas e o jeito de organização deles, criei uma planilha para planejar e organizar o orçamento financeiro da casa e ver a movimento de entrada e saída do dinheiro:


Nela, relacionei as entradas e as saídas de forma separada (com subtotal), e no final calculei o saldo do movimento do mês (total de entradas - total de saídas). Também, fiz duas colunas: uma com o valor previsto a se pagar/receber, e outra do valor que realmente foi pago/recebido.
Deu certo! Com ela, consegui ver a real situação do orçamento financeiro: se estava negativo ou positivo, e o valor que estava faltando ou sobrando.
E desde então, usando ela e a planilha de controle de gastos no supermercado, gerencio melhor o uso que faço do dinheiro, tendo consequentemente um orçamento mais equilibrado, não me endividando mais e conseguindo quitar as dívidas que eu tinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário