quarta-feira, 27 de março de 2019

O preparo pro parto

Há 2 anos, quando descobri minha segunda gravidez (ver mais em descobrindo a segunda gravidez), dei início aos preparativos. Além do enxoval e do pré-natal, teve mais um item: eu mesma.
Apesar de saber melhor o que estava por vir, e ter uma noção do impacto na minha vida, eu precisava de me organizar, fisicamente e mentalmente. Para isto, tomei os devidos cuidados:
  • Unhas
A partir do 3º trimestre, parei de pintar as unhas do jeito que eu queria. Passei a usar somente base na mão e cores claras no pé, pois caso ocorresse algum problema na hora de dar a luz, as unhas mudariam de cor e o esmalte não iria atrapalhar a percepção da equipe médica.
  • Virilha
Desde o início da gestação, cuidei da limpeza da minha região íntima com mais afinco. Para isto, segui o mesmo esquema que fiz na gravidez anterior (ver mais em depilação na gravidez). A única diferença foi que a última sessão eu deixei para a semana do parto, 4 dias antes.
  • Bolsa maternidade
No último trimestre da gravidez, quando passei a sentir dores, deixei a bolsa maternidade armada, com os itens básicos (ver mais em a bolsa maternidade). O objetivo era levar comigo o necessário, em caso de urgência.
Se fosse preciso, complementaria algo que faltou com a ajuda do meu marido ou parentes.
  • Corpo
Na reta final, passei a respeitar o ritmo do meu corpo, obedecendo os limites dele. E sempre que podia, dormia, pois um parto iminente exigiria de mim muita disposição.
Inclusive, uma semana antes do parto, entrei de licença-maternidade, para tirar o corpo da rotina habitual do trabalho e repousar o máximo possível.
  • Mente
Desde que descobri a gravidez, trabalhei na minha mente vários fatos: meu corpo ia mudar de novo, eu ia ter mais um filho, minha vida financeira seria reformulada, etc. Um dos principais foi o parto, uma vez que eu não gosto de cirurgia.
Então aceitei o fato que de ia sair um bebê de mim, e que para isto era necessário um suporte profissional. Também procurei acreditar que tudo ia dar certo, e que eu era capaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário