Sem contar o espaço físico da residência. Primeiro, os cômodos principais da casa (cozinha, banheiro e sala) são tomados pelas brincadeiras, brinquedos e trânsito dos filhos. Depois, perde-se a liberdade de fazer algumas extravagâncias, como ficar só de roupa íntima nos dias de intenso calor e/ou fazer alguns carinhos íntimos fora do quarto do casal.
E por fim, depois que os filhos aprendem a andar, até a privacidade do próprio quarto: eles simplesmente saem entrando, sem qualquer cerimônia. Mesmo que eles cresçam com o passar do tempo, a rotina do dia-a-dia continua sendo focada nos cuidados e necessidades deles, sobrando assim pouco tempo e espaço para o casal se curtir.
Por causa disto, o relacionamento conjugal fica prejudicado, pois a dedicação e cuidado que haviam entre ambos os parceiros (um para com outro), diminuem bastante. Para driblar estas mudanças naturais que acontecem, o casal precisa de arrumar jeitos diferentes e alternativos para terem um tempo juntos.
Um destes meios é o vale-night, em que se deixam os filhos com uma pessoa de confiança (parente ou babá) por um período de tempo pequeno (algumas horas ou uma noite). E neste tempo, o casal sai para namorar, jantar fora, passar a noite num hotel, etc.
Este programa não precisa, necessariamente, acabar em sexo. Pode ser algo simples, só pra conversar e estar a sós (sem crianças), como na época do namoro. Mesmo que por pouco tempo, tirar uma folguinha dos filhos dá um respiro na mente dos pais.
Inclusive, o fato de fazer uma atividade juntos e poderem conversar livremente sobre qualquer coisa (sem gírias e códigos), traz de volta a sintonia que os uniu e reacende a intimidade do casal. Como consequência, os cônjuges ficam mais próximos, mais unidos.
E um casal unido, é a melhor base de uma família, pois não atinge só o relacionamento conjugal: o clima na casa fica harmonioso, a rotina do dia-a-dia flui melhor e os filhos reagem melhor aos pais e ao cotidiano. Sem contar que um ambiente saudável é o melhor lugar para uma criança crescer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário