Na primeira consulta, a dentista chamou atenção para a higienização da boca dela, pois como os dentes dela ainda estão nascendo e em formação, seria necessário um cuidado extra para não gerar um problema futuro, chamado fluorose.
De acordo com a explicação dela, fluorose são manchas que nascem no dente permanente, as quais são causadas pelo excesso de ingestão de flúor. Estas manchas não desaparecem com o tempo, e dependendo do grau, podem comprometer a aparência da boca.
O flúor é um elemento químico presente nos alimentos, nos produtos de higiene bucal e na água tratada que chega na nossa casa. Por isto, estamos o tempo todo expostos e propensos a ingerí-lo, mesmo inconscientemente.
Como crianças novas demoram para aprender a cuspir no final da higienização bucal, elas engolem tudo. Desta maneira, para evitar e minimizar este problema, é necessário tomar os seguintes cuidados:
- Usar pasta de dente específica para crianças, de preferência sem flúor.
- Fazer a escovação nós mesmos na boca deles, após as refeições e/ou pelo menos 2 vezes ao dia (uma diurna e uma antes de dormir).
- Colocar pouco produto na escova, do tamanho máximo de um grão de arroz.
- Não permitir que elas escovem os dentes sozinhas, pois elas não sabem escovar direito e podem usar pasta em demasia. Caso estejam em treinamento, sempre supervisionar e verificar se os dentes estão bem escovados no final.
- De vez em quando, levar a criança no dentista, para acompanhar o nascimento e crescimento dos dentes, fazer uma limpeza, e controlar outros problemas como cárie e tártaro, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário