segunda-feira, 16 de outubro de 2017

As armadilhas das promoções

Atualmente, com a situação econômica que nosso país está passando, o comércio tem feito mais promoções do que o habitual, para conseguir vender seus produtos, uma vez que mercadoria parada é prejuízo para a loja.
Para nós, consumidores, isto é muito bom, pois estimula a concorrência, a redução dos preços, a facilidade no pagamento, as opções de pagamento, e a negociação com o cliente. No entanto, por mais que estejam havendo descontos, ninguém está abaixando demais o preço, de modo que ele fique abaixo do valor de custo.
Mesmo com o desconto, recupera-se, financeiramente falando, o valor que foi gasto para obter ou fornecer o produto, com o mínimo de lucro possível. Assim, por mais que tenhamos facilidades para comprar e opções para escolher, temos que ficar atentos, pois há promoções que não são de fato promoções.
São slogans que a curto olhar parecem atrativos, mas que na verdade escondem uma armadilha para os nossos bolsos, como por exemplo:
  • TV com X canais
Nas ofertas de TV por assinatura, usa-se muito o slogan "X canais por R$Y9,90", por exemplo. Olhando assim de cara, é muito atrativo. Porém, quando olhamos a grade de canais, de televisão mesmo só temos no máximo a metade da quantidade ofertada, pois o restante é canal de rádio para a gente escutar em casa.
  • Preços a partir de...
Quando passamos por uma loja na rua ou recebemos um e-mail de um site de compras na internet, vemos muito a frase "preços a partir de R$XX,00". Na hora em que lemos-a, ficamos felizes e eufóricos, pois o valor escrito no slogan é tão baixo que cogitamos comprar aquele item que tanto queremos.
No entanto, quando vamos olhar o produto na loja, nos deparamos com as seguintes situações: alguns poucos produtos (que ninguém quer) estão com preços baixíssimos; ou então a loja parcelou seus produtos em mais vezes do que o habitual, com parcelas de no mínimo o valor anunciado no slogan.
  • Até X% de desconto
Também, seja andando na rua ou recebendo aqueles e-mails de propaganda, encontramos a seguinte frase de efeito: "toda a loja com até x% de desconto". E novamente, sem observar, pensamos que finalmente algo que queremos muito entrou de promoção...
Contudo, basta ir na loja para entender o que realmente aconteceu: uma pequena parte dos produtos (geralmente aqueles que não estão tendo saída) tiveram seus preços reduzidos, conforme o seu valor e a sua procura no mercado. E dentre eles, apenas um ou dois tiveram o desconto citado no slogan.
  • Frete grátis
Ultimamente, as lojas virtuais têm praticado a seguinte promoção: "toda a loja com frete grátis". Considerando que, dependendo do produto, o custo frete é um pouco alto, é muito interessante aproveitar esta promoção.
Entretanto, para se ter o frete grátis, é preciso comprar praticamente o site todo, pois o valor mínimo de compra estipulado é muito alto para a nossa realidade financeira (R$300,00 no mínimo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário