segunda-feira, 15 de julho de 2019

Mudança no canto dos brinquedos


Quando a minha filha nasceu, ela não tinha nenhum brinquedo. Depois, conforme ela foi crescendo e desenvolvendo, os brinquedos foram chegando. E então, quando ela tinha uma quantidade considerável, capaz de fazer bagunça pela casa inteira, resolvi criar um espaço para eles.
Para isto, na época, comprei um cesto de pano simples, com tampa, e coloquei num canto da sala. Nele, eram guardados todos os brinquedos dela. Ensinei a nova regra para ela e aos poucos, ela foi entendendo o novo esquema. Até que um dia nem eu nem meu marido precisávamos falar nada: ela pegava e guardava os brinquedos sozinha.
Porém, após a chegada do segundo filho, surgiram novos problemas: bagunça e falta de organização. Ela, para pegar um determinado brinquedo, ia tirando os outros para fora, sem voltá-los depois. E o caçula, simplesmente tinha o prazer de abrir o cesto e tudo para fora, fazendo aquela bagunça.
Sem contar que toda vez que os dois brincavam juntos, eles espalhavam os brinquedos pela casa inteira (até no banheiro). E na hora de guardar, ela simplesmente jogava os brinquedos no cesto, sem organizá-los por categoria ou ordem específica.
Por mais que eu ensinasse e cobrasse dela a organização deles, ela não aprendia. Até que um dia, vendo ela guardá-los, entendi a visão dela: com todos juntos num só lugar, não havia grupos ou critérios. Tudo já estava organizado, desde que dentro do cesto.
Então, para resolver esses problemas, de forma que ela pudesse enxergar e entender a organização dos brinquedos, decidi comprar uma estante de plástico, dessas de montam e desmontam. Fui numa loja de utilidades para casa, e dentre as opções disponíveis, escolhi uma fruteira de 4 andares, que estava num preço ótimo.
E assim que cheguei em casa, montei a estante, tirei os brinquedos do cesto e os organizei nela. No final, o novo canto dos brinquedos ficou assim:


Apesar da bagunça pela casa inteira não ter acabado, a mudança facilitou muita coisa na rotina do lar. Agora, ela percebe melhor os grupos e critérios de organização dos brinquedos, e pega somente o brinquedo que quer brincar, sem espalhar ou tirar os demais. E o mais novo faz menos bagunça, espalhando somente os brinquedos que ele alcança, sempre próximo à estante.
A questão de guardar ainda não está 100%: ela ainda guarda os brinquedos de forma errada, simplesmente colocando-os na estante aleatoriamente, de forma que tudo caiba nas prateleiras e não caia. Mas aos poucos ela está pegando o jeito, acertando de vez em quando conforme estou ensinando a ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário