terça-feira, 27 de agosto de 2019

Trocando a geladeira


Quando eu e meu marido casamos, a irmã dele nos deu de presente de casamento a geladeira dela, que tinha apenas 2 anos de uso (ela comprou novinha quando casou). Era uma geladeira frost free, Consul Facilite (CRB39), com gavetão hortifrúti, porta-frios, 3 prateleiras internas, bandejas na porta e congelador com divisão interna.


Era simplesmente ótima, e nunca dava problemas. Porém, há 3 meses atrás, ela simplesmente parou de funcionar direito. Começou a formar gelo por dentro da placa do congelador, de forma que ela não resfriava nem congelava os alimentos armazenados.


Para ela voltar a funcionar, era preciso desligar, esperar um dia inteiro para derreter o gelo, e ligar de novo. Dois dias depois, ela parava novamente e tinha que repetir o procedimento.
Com isto, todas comidas guardadas nela começaram a estragar da noite para o dia. E ficou impossível comprar alguns tipos de alimentos, uma vez que a perda era imediata (mesmo consumindo rapidamente).
Primeiro avaliamos a possibilidade de mandar a geladeira para o conserto, numa autorizada da Consul. Mas, percebendo que o problema era bastante frequente, ficamos com medo dele continuar após o reparo.
Então, decidimos comprar uma nova. Começamos a pesquisar na internet, modelos e preços. Só que ficamos muito confusos, uma vez que os preços não eram tão baratos, e as opções eram muitas.
Até que encontrei um vídeo do canal Escolha Segura, no qual são citados os melhores modelos do ano passado, para todos os tipos de pessoas e famílias, com os prós e contras de cada modelo. Anotamos os modelos que gostamos e estavam dentro do nosso orçamento, e pesquisamos-os nas lojas da internet.
Mas como não tínhamos visto elas de perto, tiramos um dia e fomos no centro da cidade, conhecer as geladeiras ao vivo e a cores. E rodando pelas lojas, vimos dois modelos que atendiam os critérios que desejávamos: uma Consul Frost Free Duplex com Filtro Bem Estar (CRM54), e uma Electrolux Frost Free 433 Litros (TF51).
Ao pesquisar as duas nas lojas online, achamos um ótimo preço na Electrolux, e acabamos optando por ela. Fizemos a compra online, e uma semana depois a geladeira chegou.


Assim que chegou, desembalamos-a, limpamos-a e transferimos tudo o que estava na antiga para ela. Até hoje (desde a instalação), não deu nenhum problema. Sem contar que refrigera bem os alimentos, conservando-os por muito tempo; o congelador é bem potente (congela até um pote de açaí); e a gaveta de hortifrúti conserva muito bem os legumes e verduras, fazendo-os durar bastante tempo.
A geladeira antiga, por não estar funcionando direito, vendemos para uma pessoa que compra a carcaça para retirar peças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário