segunda-feira, 6 de julho de 2020

5 motivos para ter uma DVDteca em casa

Nos dias de hoje, com tanta tecnologia, e muitas opções de acesso a produtos e serviços, surgiu um novo ramo de entretenimento: as assinaturas de streaming. É um serviço que começou há alguns anos atrás, como locadora online: você pagava um valor mensal, e tinha acesso ilimitado a inúmeros filmes e séries (existentes na época).
O valor da assinatura compensava o gasto numa locadora física: saia mais barato que a soma de todos os filmes alugados no mês, e não tinha a questão de devolver o filme no prazo estipulado, correndo o risco de pagar multa. Com a melhoria da tecnologia de internet, e as ofertas cada vez mais acessíveis pelas operadoras de telecomunicação, este serviço ganhou muita força.
Porém, de forma simultânea, o mercado de DVDs foi crucificado: atualmente quase ninguém compra um DVD (seja filme ou show musical) para ter em casa. Com a internet, basta acessar o serviço de streaming, e escolher o filme que deseja ver; ou ir no Youtube, e colocar a playlist do artista com as músicas que deseja ouvir.
Com isto, ter um DVD, ou montar a própria coleção de filmes e shows musicais, ganhou um conceito arcaico, retrógrado. Mas mesmo assim, diante de toda evolução tecnológica que temos, ter uma DVDteca em casa ainda tem suas vantagens:
  • Filme não sai de linha
Nos serviços pagos de streaming, um filme, série ou desenho fica disponível para o assinante enquanto a operadora permitir. Frequentemente, a cartela de mídias é revisada, e aquelas que não dão o resultado esperado, ou vencem a licença, são tiradas do ar.
Por este motivo, um dia temos o filme que tanto queríamos, e no outro simplesmente sumiu. Quando se tem o DVD, não importa se está ou não disponível nas cartelas das operadoras: sempre teremos a oportunidade de ver.
  • Acesso a maioria das produções: desde antigas à atuais
A indústria da televisão e do cinema existe desde o século XX. Apesar das tecnologias limitantes, sem muitas opções (em comparação com as que existem atualmente), foram criadas e gravadas muitas produções de entretenimento super bacanas.
Porém, devido à dificuldade de se trazer estas mídias para a plataforma de streaming, e também às questões de licença, comercialização e público, é muito difícil encontrar um filme ou série antigos na Netflix ou Amazon, por exemplo. Inclusive, quanto mais velha for a mídia, mais chance de ficar fora do catálogo das operadoras ela tem.
Já a versão em DVD, abrange a maioria de todas as produções criadas (exceto algumas que são antiguíssimas, e praticamente intransportáveis para as tecnologias atuais). E ter o DVD, significa ter o privilégio de ter esta produção na nossa cartela pessoal de mídias.
  • Você tem acesso ilimitado
Nos serviços de streaming, o acesso a um filme, série ou desenho é ilimitado, enquanto aquela opção estiver disponível. Depois que é retirado do ar, não tem mais como ver.
Já o DVD, podemos ver quantas vezes quisermos, na hora que quisermos, literalmente. Basta só ligar a TV e pôr o disco no aparelho de DVD.
  • Não depende de internet
Todo e qualquer serviço de streaming tem um requerimento básico: internet, não importa qual seja (3G, banda larga, rádio). Se não tem acesso à internet, simplesmente não tem como usufruir deste serviço.
No caso dos DVDs, é preciso somente ter um aparelho de DVD ligado numa televisão. Ou então, ter um computador com leitor de DVD, e um programa reprodutor de mídias (DVD player) instalado.
  • Não trava ou para por causa de conexão
Atualmente, apesar de toda a melhoria na infraestrutura da internet, há um problema que nunca pára de acontecer: ela cai, ou fica muito lenta. Isto afeta todos os serviços que dependem dela, e de forma especial, aqueles que demandam uso contínuo e ininterrupto da rede.
É muito comum vermos um vídeo no Youtube, que estava passando bem e de repente pára para carregar. Ou então, estarmos vendo uma série na Netflix, e do nada ela pausa, com uma setinha redonda na tela, que fica girando.
No DVD, isto não acontece: como está tudo gravado no disco, o leitor apenas lê o arquivo, passando todas as informações em forma de imagem na tela, sem nenhuma interrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário